
O Canadá é um dos países mais procurados para estudar no exterior, tanto para graduação quanto para pós-graduação. Dentre os vários fatores de atração dos estudantes internacionais ao Canadá, estes são os principais: a alta qualidade da educação, a variedade de opções, a flexibilidade nos processos de admissão, a disponibilidade de ambientes seguros e amigáveis ao estudante, os bons padrões de vida, as várias oportunidades de emprego e imigração após à formação.
Veja abaixo listadas as 10 principais áreas e cursos de formação no Canadá para fácil acesso a empregos e imigrações:
1. Ciência da computação e IT. Graduados em ciência da computação & engenharia e profissionais de IT estão em grande demanda no Canadá. Os gerentes de projetos de IT e os engenheiros de software estão entre as principais ocupações mais procuradas do Canadá nos últimos anos. O setor de IT oferece alguns dos salários mais competitivos do país. O salário médio anual é de US $87.500. Algumas das funções de trabalho mais requisitadas no setor de IT no Canadá são: analistas e consultores de sistemas de informação, analistas de banco de dados e administradores de dados, engenheiros e designers de software, programadores de computador e programadores de Media Interativa, Web Designers e programadores, e profissionais de segurança cibernética.
2. Negócios e Finanças. Com um diploma em Finanças, você terá uma excelente compreensão das funções e aplicações dos mercados financeiros. A Economia é outro assunto com grandes expectativas. Você aprenderá sobre a previsão da economia e contribuirá para as políticas monetárias. Finanças e Economia permitem que você desenvolva uma ampla gama de habilidades transferíveis. Estas são as funções de trabalho mais procuradas: gestão de ativos, corretagem, gestão de investimentos, bancos, seguros, e contabilidade.
3. Engenharias. Atualmente, a zona central do Canadá é o melhor mercado de trabalho para engenheiros. Provavelmente devido aos fortes presentes na fabricação – quase um terço dos novos empregos foram criados em Toronto ou nos arredores (Montreal Edmonton e Calgary). Engenheiros com habilidades em AutoCAD, KTR ou outros softwares (CAD) padrão da indústria são os mais exigidos atualmente no Canadá. O salário médio anual para graduados em engenharia no Canadá é de US $ 81.700 e o mais baixo em 10% dos engenheiros ganha cerca de US $ 51.100. Os 10% superiores ganham US $ 112.300. Aqui estão as principais categorias sob demanda no Canadá: Mecânica, Civil, Eletrónica-Elétrica, Química Industrial e de Fabricação, e Gestão de Projetos de Engenharia.
4. Ciências Físicas & da Saúde e Energias Renováveis. A energia renovável é uma importante fonte de energia no Canadá, pois o país gera a maior parte da sua eletricidade a partir de barragens hidroelétricas. O Canadá está numa posição privilegiada, pois possui uma quantidade enorme de produtos de biomassa disponíveis. Portanto, além da energia eólica e da energia solar, o Canadá também está a investir ativamente no setor de Bioenergia. Consequentemente, isso também está a criar excelentes opções de desenvolvimento de carreiras para os estudantes das áreas de Ciências da Terra e Energia, além de outros aspetos como florestas e biotecnologia. Alguns dos principais cursos para estudar são: Física e Astronomia, Física Médica e Nanotecnologia, Geociência e Oceanografia, Engenharia de Petróleos, Mineração, Geologia, Geoinformática e Energias Renováveis.
5. Ciências Agrícolas e Florestais. O aumento da população global tem causado vários problemas, incluindo mudanças climáticas, aquecimento global e segurança alimentar. As ciências agrícolas podem ser um papel fundamental na solução desses problemas, portanto, como outros países, as perspetivas de emprego em Ciência Agrícola e Florestal são excelentes no Canadá. Os cargos típicos incluem cientista agrícola, engenheiro-agrónomo, consultores florestais e consultores agrícolas.
6. Biotecnologia & Ciências Biomédicas, Saúde e Medicina. Enquanto houver vida no nosso planeta, a importância da Medicina, Ciências Biológicas, Biotecnologia e Farmácia a demanda estará lá. As categorias de trabalho mais procuradas no Canadá são: Ciências Biológicas, Biotecnologia, Farmácia, Enfermagem, Medicina (Médicos Especialistas) e Dentista.
7. Comunicações. Com o surgimento da Media Digital, sites de redes sociais e marketing on-line, a demanda por profissionais qualificados nessas áreas também está aumentando exponencialmente. Novos trabalhos, como Marketing Digital e Projetos Interativos e Digitais, estão a substituir os tradicionais. As funções mais procuradas são: Media Digital, Publicidade, Marketing, Relações Públicas, Jornalismo, Media Interativa, Desenho UX / UI, Efeitos Visuais & Animação e Design Gráfico & Criativo.
8. MBA. Os trabalhos de Gestão, Consultoria, Banca e Investimentos estão atualmente em grande demanda no Canadá. Os graduados em MBA com especialização em Big Data ou Analítica também estão em extrema demanda. Um MBA oferece oportunidades mais amplas de carreira e exposição a uma rede diversificada de negócios, novas habilidades, conhecimentos e uma visão holística do mundo dos negócios. Embora a maioria dos salários do MBA possa ser menor que os EUA, o Canadá ainda é um ótimo país para buscar o MBA na perspetiva do retorno do investimento.
9. Psicologia e Recursos Humanos. Os empregadores estão sempre buscando recrutar trabalhadores talentosos e qualificados, mas a contratação e a remuneração destes profissionais é sempre um desafio para as empresas em todo o mundo. É por isso que as empresas fazem um esforço extra na atualização de habilidades e no treino dos seus funcionários existentes. Isso coloca os Profissionais de Aconselhamento, Psicólogos, Consultores de Carreira, Psicólogos Industriais e Recursos Humanos em grande demanda em todo o mundo. A Psicologia Industrial concentra-se nos indivíduos e nos seus relacionamentos no espaço de trabalho que inclui uma análise do trabalho, segurança do empregado, treino e desempenho do empregado.
10. Ciência de Análise de Dados e Análise de Negócios. Além de criar um grande ruído, o boom do Big Data também provocou uma grande demanda por profissões quantitativas e analíticas. Cálculos e Análises são usadas em vários setores que incluem serviços Financeiros, Saúde, Media de viagens, etc. Recentemente, setores não convencionais como Educação, Fabrico e Desporto também estão a implementar o uso inovador da Análise de Dados para obter uma vantagem competitiva. Os principais cursos de formação incluem a Matemática, a Estatística, Estatística, Ciência de Análise de Dados.