Neste artigo listamos as 10 melhores bolsas de estudo no Japão, que você pode aplicar no próximo ano como estudante internacional. Você perdeu a nossa contagem regressiva sobre as outras 10 melhores bolsas de estudo em países como Canadá ou em países Europa? Veja os links descritos no final deste artigo.
Nesta contagem regressiva, você perceberá que: mais de 80% das bolsas oferecidas a estudantes internacionais no Japão são por organizações. Portanto, aqui está um segredo; para se inscrever e ter sucesso, primeiro procure se informar sobre a organização que oferece a bolsa na qual pretende concorrer, procure entender o que eles procuram em um candidato.
10. Bolsa Honjo International (Honjo International Scholarship). A Bolsa Honjo Internacional é concedida pela Fundação Honjo no Japão. A concessão da bolsa de Doutoramento é baseada no menor tempo possível que um estudante passa em um curso. Portanto, para estudantes nos programas de 1 ou 2 anos, o Honjo concede cerca de 200.000 Yen por mês. Para os programas de três anos, 180.000 Yen por mês, enquanto por 4 ou 5 anos concede 150.000 Yen por mês. As despesas de viagem para participar de uma conferência internacional também são supridas aos detentores desta bolsa.
9. Bolsas de estudo da Japan Foundation United Nations University (JFUNU) para estudantes de Doutoramento. Se você demonstrar a necessidade de assistência financeira e for de um país em desenvolvimento, inscreva-se para esta bolsa de Doutoramento da JFUNU na área de Ciências em Sustentabilidade, Desenvolvimento e Paz na Universidade das Nações Unidas, Japão. A bolsa cobrirá todas as taxas de propinas e fornecerá um subsídio mensal de 150.000 Yens japoneses para despesas de subsistência por um príodo máximo de 24 meses. Mas você deverá estar preparado para cobrir os custos de viagem de e para o Japão, taxas de manuseio de visto, custo do seguro de saúde e seguro de acidentes.
8. Programa Internacional de Bolsas de Estudo da Associação Japonesa de Mulheres Universitárias (Japanese Association of University Women International Fellowship Program). Se você for uma pesquisadora de qualquer parte do mundo, o Programa JAUW International Fellowship oferecerá fundos básicos para ajudá-la financeiramente a ir para o Japão continuar com seus estudos e/ou pesquisas. Você receberá de entre Yen500.000 a Yen1000.000 de apoio do transporte de e para o Japão, e para custeiar a sua estadia no Japão.
7. Bolsas de estudo do Japan Africa Dream (Japan Africa Dream Scholarships). O Programa de Bolsas de Estudo Japan Africa Dream está aberto a candidatos de países membros do Banco Africano de Desenvolvimento (caso de Moçambique), que tenham tido pelo menos 1 ano de emprego remunerado em seu país de origem ou em outros países africanos (após a conclusão da sua primeira formação superior nos últimos 3 anos). Este programa oferece mensalidades, subsídio de subsistência mensal, passagem aérea de ida e volta, seguro de saúde e ajudas de custo para você fazer um Mestrado no Japão.
6. Bolsa de Estudos da Iniciativa de Educação Empresarial Africana (ABE). A Iniciativa ABE oferece 200 vagas todos os anos para jovens homens e mulheres africanos, para estudar em cursos de Mestrado ou fazer estágios em universidades japonesas como estudantes internacionais. O objetivo é de que eles desenvolvam habilidades eficazes para que possam contribuir em vários campos. Você pode ter certeza de que esta bolsa é bem financiada.
5. Iniciativa Ashinaga África. A bolsa Ashinaga é uma visão de 100 anos para fornecer educação de qualidade para órfãos na África. Sim. Entre os documentos que você deve fornecer, exige-se um documento que comprove a morte de um ou de ambos os seus pais, como uma certidão de óbito. Os vencedores desta bolsa de graduação podem estudar em qualquer universidade que escolherem no Reino Unido, EUA ou Japão. A bolsa cobre o custo do curso, acomodação (durante o período letivo e de férias), seguro de saúde, voo, e fornece um subsídio mensal que cobre alimentação e despesas acadêmicas necessárias.
4. Bolsas de estudo do Mestrado em Gestão de Infraestrutura na Universidade Nacional de Yokohama (Yokohama National University Masters in Infrastructure Management (IMP) Scholarships). A Universidade Nacional de Yokohama oferece bolsas do Governo do Japão e do Banco Mundial, a estudantes de países em desenvolvimento, no âmbito do Programa Conjunto de Bolsas de Graduação do Banco Mundial/Japão. Com esta bolsa, os estudantes desfrutam de um subsídio mensal de 152.000 Yens japoneses e uma passagem aérea de ida e volta para o Japão, além de um subsídio de viagens (no Japão) de 500 dólares americanos. A bolsa cobre também as propinas, a taxa do exame de admissão e a taxa de admissão.
3. Bolsas de estudo do Programa de Política Econômica da Universidade de Tsukuba (PEP). O PEP, oferecido na Universidade de Tsukuta, é um outro Programa Conjunto de Bolsas de Pós-Graduação do Banco Mundial/Japão para estudantes em países em desenvolvimento.
2. Programa de Bolsas Especiais da Kochi University of Technology (KUT). Todos os anos, em abril e outubro, esta universidade matricula estudantes de Doutoramnto, selecionados para projetos de pesquisa específicos. A bolsa cobre a isenção de taxa de exame de entrada, taxa de inscrição e taxa de matrícula; despesas de viagem e despesas de costeio das primeiras necessidades após a chegada do estudante no Japão. Para custear o sustento, 150.000 Yens/mês são pagos para desenvolver de forma confortável o trabalho do projeto de pesquisa.
1. Bolsa de estudos do governo japonês (Monbukagakusho) para programas de Licenciatura, Mestrado e Pesquisa. Todos os anos, o Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) oferece bolsas de estudo para estudantes internacionais que desejam estudar em universidades japonesas. Esta bolsa é ricamente financiada com uma enorme mesada de entre 143.000 a 148.000 Yens por mês. O governo japonês também oferece bolsas de estudo para treinamento de professores e bolsas de estudo para faculdades técnicas.